Conferência intermédia Criatividades Periféricas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
PERICREATIVITY
Nos dias 30 e 31 de janeiro ocorreu a conferência internacional Criatividades Periféricas - Juventudes, Territórios e Políticas Públicas, que pontuou a fase intermédia do projeto PERICREATIVITY.
O primeiro dia arrancou com as boas vindas dos coordenadores Otávio Raposo e Lígia Ferro e do gestor de projeto Pedro Varela, que apresentaram os eixos centrais do projeto de investigação PERICREATIVITY, e a importância de se criar mais momentos de discussão em copresença, e com públicos diversificados.
Seguiu-se a conferência de abertura dialogada entre Isabel Menezes, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Victoria Gómez, professora na Universidade Carlos III de Madrid, sobre os pilares da participação juvenil e do combate às desigualdades no direito à cidade.
A tarde do primeiro dia contou com dois painéis complementares. O primeiro foi sobre políticas públicas para a juventude, com a presença de Pedro Abrantes (Universidade Aberta), Teresa Seabra (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa), João Teixeira Lopes (Universidade do Porto) e Francisco Neves (Instituto Português do Desporto e da Juventude), onde se debateram casos concretos da política de intervenção portuguesa e modelos de futuro. O segundo foi focado nas práticas culturais e artísticas de jovens no mundo contemporâneo a partir de diferentes trabalhos de campo, com contributos de Alix Didier Sarrouy, Ricardo Campos (Universidade Nova de Lisboa), Carla Malafaia (Universidade do Porto) e Alexandre Barbosa Pereira (Universidade Federal de São Paulo).
No final da tarde, depois dos debates e também de momentos de lazer e convívio, houve um momento especial de partilha de curtas-metragens realizadas em co-criação com jovens dos Bairros da Torre e do Fim do Mundo (Cascais) e Engenheiro Machado Vaz (Porto), com a presença de Ângela Rodrigues, Daniela Ramos e Pedro Diniz (aka Machine).
O segundo dia da conferência Criatividades Periféricas - Juventudes, Territórios e Políticas Públicas arrancou com uma discussão acerca das dinâmicas de segregação em territórios urbanos, com exemplos do Porto e de Lisboa. Tivemos a participação de Rita Cachado (Iscte-Instituto Univesitário de Lisboa), Virgílio Borges Pereira (Universidade do Porto), Gabriela Leal (Universidade Nova de Lisboa) e António Brito Guterres (Instituto de Intervenção e Acção Urbana e Iscte-Instituto Universitário de Lisboa). Durante a tarde, viajámos até à Casa das Glicínias, sede do projeto Escolhas Sinergi@s, e recebemos o contributo de seis pessoas com experiências locais em territórios periféricos: Ana Rita Lopes (E9G Entre-Ruas), Bruno Prudêncio (Espaço T), Carlos Varela (E9G Take.it), Leonor Medon (Universidade do Porto), Luís Maia (E9G Na Praça!) e Madalena Silva (Agrupamento de escolas Ibn Mucana).
Na Casa das Glicínias, em Contumil, a equipa do PERICREATIVITY propôs aos presentes a realização de uma “Sopa da Pedra” colaborativa, onde se colheram propostas para repensar os futuros das políticas públicas para a juventude, as dinâmicas territoriais e as sociabilidades de jovens que vivem nas periferias urbanas.
Esta oficina contou com contributos diversos de investigadores, mediadores locais, técnicos de ação social, professores, artistas e coordenadores e jovens inseridos em projetos Escolhas.
A equipa do PERICREATIVITY agradece a todas as pessoas que contribuíram para esta conferência, esperando que nos voltemos a encontrar em eventos futuros do projeto!