PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY 

PERICREATIVITY.

CRIATIVIDADES PERIFÉRICAS: JUVENTUDE, ARTE E POLÍTICAS PÚBLICAS EM TERRITÓRIOS SEGREGADOS

/CONTEXTO

Os jovens das periferias urbanas portuguesas têm sido frequentemente representados pelos media e pelas instituições políticas através de imagens de incivilidade, apatia e violência, com especial enfoque sobre as juventudes racializadas. Apesar das consequências negativas destas representações, têm surgido novas agendas culturais juvenis que visam subverter estereótipos e afirmar identidades positivas. O poder dessas práticas criativas não é ignorado pelo Estado, que o mobiliza através de políticas públicas, como o “Programa Escolhas”.

/OBJETIVOS

PERICREATIVITY propõe-se a estudar os modos de produção criativa e artística destes jovens, em articulação com a análise das políticas públicas que visam estimular o desenvolvimento local, a participação-cidadã e a inclusão social.

/METODOLOGIA

PERICREATIVITY adota uma abordagem etnográfica multissituada em bairros segregados de Lisboa e Porto, com recurso a metodologias visuais e participativas. Em complemento, serão desenvolvidos workshops de co-criação comunitária para a produção de um trabalho coletivo e auto-reflexivo que possibilite aos participantes contribuírem ativamente para os resultados finais.

/OUTPUTS

PERICREATIVITY dará um importante contributo às políticas de juventude em Portugal e no mundo, trazendo impactos positivos para uma nova geração de políticas interseccionais, participativas e orientadas para o fortalecimento da emancipação social juvenil.


/WEBSITE: FICHA TÉCNICA

Identidade visual e design:

Gabriela Leal

Front-end e back-end:

Joelson Cabral

Produção de conteúdo:

Otávio Raposo, Lígia Ferro, Pedro Varela,

Beatriz Lacerda, Mateus Sadock